22 fevereiro, 2011

Tropeiro do Brasinha

 
Almoço de Domingo. Pé de cachimbo. Cachimbo é de ouro. Bate no touro. O touro é valente. Vira churrasco. A carne tá cara. Feijão com Arroz. Feijão com tropico. Feijão tropeiro. Afora o famoso feijão tropeiro da feira do Ipatingão, o Sem Reservas recebeu como indicação de salva bóia, o feijão tropeiro da praça do bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. O Tropeiro do Brasinha.

No panorama, uma banca de revistas fraca, um semáforo, sol rachando, pessoas indo e vindo, e o cheiro apetitoso de um feijão tropeiro. De longe sentimos. Quase às 12 horas, e lá fomos nós, na fila, driblando o salpicão e focando no alvo: Dois marmitex grande de feijão tropeiro. Higiene. Organização. Tempero e temperatura (do ambiente e da comida) Dinheiro muito bem empregado. Para não murchar, o torresmo vem em sacola de papel (ecológico hein), a linguiça é inserida ao feijão instantes antes de fechar o marmitex. Quem mete a mão na comida apenas vê o dinheiro; como dissemos, há higiene. Às vezes, quem fecha o marmitex também cobra (em horário de pico), mas tem o cuidado de limpar as mãos antes; e seu contato com o alimento é mínimo. Foram três ps: Pedimos, Pagamos e Pegamos. Em casa, uma alva noiva (o arroz), aguardava o feijão tropeiro. As pessoas que o indicaram disseram que era muito bom, melhor que o da feira do Ipatingão (onde já comi algumas vezes), outros disseram que era muito pesado (como despejar uma lata de concreto no estômago). Fato é que o feijão foi muito bem aceito pelo nosso suco gástrico, que aproveitou a cesta para trabalhar.

O feijão é saboroso,  o interessante e diferente é o torresmo vir separado do feijão, mantendo portanto crocante até a hora de ser degustado em casa. Alimentação pesada sim, mas deu “sustança” e quase não jantamos. Quase, pois à noite enfrentamos o já falado cação às alcaparras.

Lugar fácil de chegar (perto do trevo), chato de arrumar vaga, dependendo do horário. Preço em conta. Uma boa opção para evitar cozinhar no domingo ou assistir Tv de cachorro neste dia em que, geralmente, as pessoas visitam sogras e pessoas da família com a finalidade de “filar um almoço” e fugir da louça suja do domingo.

Após a refeição, encare um filme, de preferência daqueles que te fazem dormir e deixe o corpo absorver tudo o que há de bom no Tropeiro. Alerta: dependendo do metabolismo do cidadão, há possibilidade de formação gasosa altamente inflamável. Vale o risco. Já voltamos lá e mais uma vez estava bom.


Nota Sem Reservas: 7,8

15 fevereiro, 2011

NosFrades



Um município em Corunha, um consagrado de uma antiga ordem religiosa,  os Frades podem ser característicos pela forma de vida, conduta, vocabulário, vestuário; ou cadeiras, ambiente, iluminação e comidas. Com o estômago e a língua dispostos a novas experiências, o Sem Reservas foi ao NosFrades, em Coronel Fabriciano, no dia 16/1. Não foi a primeira vez no local, já estivemos lá antes. Da primeira vez, o local estava lotado, dessa vez, chegamos às 20h30 e podemos dizer que fomos os primeiros a chegar. Movimento de domingo, dia sem música ao vivo.

 
Antes de pedir o peixe (Cação ao Molho de Alcaparras), fomos de uma tradicional porção de fritas com queijo, acompanhada de duas negas geladas (refri de cola). A entrada estava de acordo: fritas crocantes cobertas com mussarela; ideal para que nossos estômagos pudessem esperar o prato principal. Um pouco depois chegou a porção de cação com alcaparras acompanhada de arroz com nozes, muito saboroso. O sabor marcante das alcaparras deu toque especial ao peixe. Tudo isso acompanhado por refrigerante de cola, que não era  nosso preferido (coca-cola), pois não é vendido no local, ponto negativo.
 

O som ambiente, projetado também em uma TV LCD e dois monitores, despencou como chuva: foi de E. Nogueira a Luan Santana. Mas a conversa estava boa e entre umas e outras (já assistiu Sideways?) surgiu a ideia deste blog. Com o tempo, deixamos de ter a exclusividade no local; chegaram um grupo de amigos e alguns casais.
 

O atendimento é muito bom. No início, foi meio devagar, cremos ser em função de estarem no começo do movimento. Mas a simpatia do pessoal compensa. A sobremesa foi banana flambada com sorvete. O paladar agradece. Nesse calor do Vale do Aço, nesse chove e sol racha mamona, um sorvete fechou bem a noite. É interessante ver que os estabelecimentos têm mantido sobremesas em seus cardápios, pois tradicionalmente oferecem apenas porções salgadas. Para um apreciador de doces é muito bom, pois proporciona à língua degustar dos pratos salgados e doces.
 

O lugar é mais uma boa opção de reunir a turma, sair a dois, e ir comer algo, seja ao som de música ao vivo ou não. Ambiente que concilia rústico com o moderno, harmoniosamente. Cardápio bem eclético que atende a paladares variados. Vale a visita.
 

2013

Embora seja um pedido demorado, em função do modo de preparo, super recomendamos a costela de porco ao molho barbecue acompanhada de batatas ao murro.



Nota Sem Reservas:  8,0

Endereço
R. Itaparica, 244-380
Coronel Fabriciano

31 3841 3535

08 fevereiro, 2011

Buoni Amici Pizza e Pasta

Foto: Ilustrativa - não lembramos de fazer a foto da affumicata...


Conhecimento. Afeição mútua, compaixão, fidelidade e sinceridade Força motriz para superar momentos tristes e aproveitar momentos agradáveis, a amizade é diferencial para a sustentabilidade das relações humanas. Filmes e livros na estante, a barriga ronca e o dia (e o orçamento) permite sair.


Já tínhamos ido lá em outros momentos, e gostamos, mas para não ficar escrevendo sobre experiências antigas, decidimos pelas mais recentes. Então fomos lá novamente, e dessa vez com descontos. Bons amigos que somos, conscientemente aproveitamos das ofertas dos sites de Compra Coletiva do Vale do Aço; e aproveitamos as promoções, sempre com um bom papo. Sendo assim, o Sem Reservas foi ao Buoni Amici Pizza e Pasta, no bairro Horto, em Ipatinga. No dia 10/1, uma bela segunda-feira, fomos com nossos herdeiros (filho e sobrinho). Em alguns dias, voltaremos ao local para utilizar o segundo cupom obtido na promoção.


Noite agradável, fácil acesso, entretanto, dependendo do dia e horário, estacionamento no Horto é um sufoco. Alto estilo, iluminação ambiente, algumas relíquias e conforto. Realmente um local diferenciado para degustar uma boa massa. Nosso tipo de lugar. Enquanto aguardávamos a pedida Affumicata: (Molho de tomate, provolone, requeijão, lingüiça caseira defumada e orégano) saboreamos a Carne Louca e rimos bastante junto de nossos garotos. Foi uma segunda cheia (fruto da promoção), muitos casais, grupos de amigos, e pais com filhos igual agente; mas ainda que cheio o atendimento foi de acordo. Muito bom. Tudo chegou ao estômago como se deve: temperatura, textura, e sabor excelentes. A mastigação tornou-se um baile em que a língua exercita sua sensibilidade. A Carne Louca com pão asmo (ou sírio) e azeite agradaram até os nossos seven boys.


O ambiente como já citamos é muito agradável, decorado com vários objetos antigos, máquinas fotográficas diversas (que usavam filme - película -  lembra?), instrumentos musicais, máquina de escrever, entre outras antiguidades. São dois ambientes diferentes, um salão climatizado e o exterior à temperatura ambiente e com iluminação mais intimista, é só escolher o melhor para você.

A massa da pizza é bem fina, deixando o recheio em evidência, recheio esse diferenciado do tradicionalmente oferecido pelas pizzarias. O tom de sofisticação compensa o investimento. O que achei interessante foi a opção de poder pedir entradas diversas antes do prato principal, entradas que são também uma boa opção pro happy hour rápido após o trabalho. Confira.



Nota Sem Reservas: 8,5

Férias acabaram, logo, estacionamento no Horto torna-se complicado. Voltamos mais uma vez ao local, no início de fevereiro. Dentre o movimento que se intensificou, a Carne Louca de entrada e a conversa que estava muito boa, ficamos um bom tempo sem fazer o pedido da pizza (e pensando já ter feito); uma piada. Mas o lugar estava com uma boa clientela e o assunto da conversa estava agradável. Após rir um pouco, fizemos o pedido. Dessa vez, fomos de Due Funghi: Molho de tomate, mussarela, champignon, finghi secchi ao alho e orégano;

Muito boa, melhor que uma de alho que lá comemos, mas ainda perde para a  Affumicata. Ficamos satisfeitos.

Temos de experimentar outros itens do menu.







Endereço:
Avenida Castelo Branco, 240
Ipatinga - MG, 35160-294
(0xx)31 3824-5070

01 fevereiro, 2011

Chilis Hamburgueria / Mexicano

2016, 2017.... - Sempre inovando e acolhendo meu coração cheio do que não se diz, mas sente. Nossos estômagos já conhecem seus caminhos, nossas ideias transbordam diante de seu sabores. Baixe o aplicativo, faça seu pedido. Há poucos dias, meu filho se deliciou com a sobremesa de churros... Uma maravilha. Mesa posta... Meu anjo, eu quero ler você. Pra sempre.





bs: Destaque para as constantes atualizações de cardápio, em especial o Taco e Burito de Machaca; o Provolone Burguer e o delicioso ai caramba!!!! Batemos cartão no local!!! Sobremesa especial, atendimento ótimo!










Conversas à mesa. Assim muitas vezes nossas noites se alongavam. Seja em casa ou em outro lugar, a mesa sempre nos presenteava com algo às vezes saudável, às vezes super calórico ou gorduroso. Entretanto, sempre saboroso. Acompanhados sempre de um bom filme (raras exceções) ou de um papo sobre filmes, comidas e seres humanos. Então, pensamos em aproveitar as conversas e as degustações, que têm se tornado mais e mais frequentes, e fazer este blog. Falaremos dos lugares que gostamos e também dos que não voltaremos a não ser por intervenção divina. Vamos começar com um lugar que fomos há pouco em busca de emoções picantes; e desse nós gostamos.

Um de nós queria comer comida mexicana, graças à indicação de um amigo virtual que come muita pimenta e postou um dia no seu blog o dia em que foi com a esposa num mexicano. O que eu conhecia em Ipatinga havia fechado há meses. Então, pensamos no prático “faça você mesmo”, mas na cozinha ainda somos iniciantes do curso superior: não morremos de fome e sabemos fazer certas especialidades.

Tropeço. No meio da web havia um site. Havia um site de compra coletiva fazendo propaganda de um mexicano, na grande cidade de Coronel Fabriciano. A promoção já havia expirado, mas o lugar merecia uma visita. Fomos pela primeira vez, pela segunda vez e a terceira já aponta no horizonte. Sem Reservas esteve no Chilis Hamburgueria / Mexicano nos dias 20 de novembro e 9 de dezembro de 2010 (e continua voltando ao local até hoje).

Boa localização. Fácil acesso. Ambiente agradável, atendimento eficaz. Gente bonita, família, gente feia (Depende dos olhos). Em um canto tem daquelas mesas tradicionais de lanchonete americana, semelhante às que existiram há tempos na extinta sorveteria Kebra-Kebra, no bairro Horto, em Ipatinga. Sentados do outro lado do salão, após um estudo do cardápio, que inclui opções de hamburguers texanos, decidimos começar pelo tradicional Taco de carne e de frango.

Bem temperado, ardor suave, veio quentinho e rapidinho. Massa no ponto, textura agradável. Acompanhado de uma deliciosa nega gelada (refrigerante de cola. - Dispensamos tequilas e margueritas, uma vez que não bebemos bebida alcoólica). Muito bom, ainda mais comendo do modo típico, curvando a cabeça e não o lanche. Às vezes precisamos mudar de o ponto de vista para saborear melhor o que e nos apresenta.

O estômago é uma “caixinha elástica de surpresas” O piloro estava aberto. Próximo pedido: Quesadilhas de hambúrguer e de frango.Vieram a seu tempo, bem preparadas, boa apresentação. No início, a pimenta era apenas uma promessa, até que a língua começou a sentir, no fim da mastigação, ao engolir...o ardor descer à garganta. A pimenta, assim como determinadas palavras e pensamentos, desceu à garganta e despertou sensações intensas. Sensação agradável. Valeu a pena.

A sobremesa, para deixar o tanque completo e retornar para casa, foram duas tortas doces da "Marão Sorvetes" presente como opção de sobremesa em vários estabelecimentos na região, são opções de sorvete diferenciadas. Clientes deserve dessert. Sempre há um lugar para doce.

Preço muito bom. Prenúncio de um retorno que compensou até mesmo a forte chuva. Na segunda vez,dia 9 de dezembro de 2010 uma quinta-feira. Na ocasião, escolhemos apenas quesadilhas de carne e frango bem deliciosas como da primeira vez. Apenas elas e  a coca-cola nos deixaram satisfeitos. Dessa vez, até dispensamos sobremesas. Acho que comemos mais na primeira vez devido a um misto de fome e empolgação com a culinária mexicana; novidade para nós.



 
Retornamos no dia 23 de janeiro, um domingo de bastante calor no Vale do Aço durante o dia, dessa vez experimentamos os saborosos hamburguers TEX-MEX, eu comi um apimentado com acréscimo de bacon chamado "Ai Caramba"  e meu irmão um de "Taco" todos dois vem acompanhados de fritas e molho barbeque, os bifes como especificados no cardápio vem ao ponto , selados por fora.E de sobremesa dessa vez pedi um Delicioso sorvete de limão com recheio de creme de limão coberto com uma casca de chocolate branco e cobertura de caramelo. recomendo. O hamburguer e a sobremesa estão nass foto ao lado.
 

Um retorno é iminente. Compramos um prato (Baby Ribs - escreveremos num próximo post) em um site de compras coletivas. Ah e a entrega será posteriormente avaliada junto de outros deliveries.

De acordo com os critérios do Sem Reservas a nota do estabelecimento é: 9,9

 

E no final de março, atrás de costelas, repousamos os lábios em deliciosas Baby ribs. Não estavam muito gordurosas (como de uma última vez) e o molho estava equilibradamente temperado. As quesadilhas de carne preencheram bem, mais uma noite neste local que se tornou "caminho de casa". Voltaremos


É um bom lugar para reunir amigos, sair, conversar e comer. Fica na Avenida Magalhães Pinto 1041 ,Giovanini em Coronel Fabriciano
Fazem entregas: Tel 3841-4342




No site você pode baixar o cardápio em pdf , ver fotos do estabelecimento.
www.chilis.net.br


Link no Google Maps http://tinyurl.com/5wnwqqg




www.sense-reserva.blogspot.com