26 julho, 2011

Ponto de Caldos

(2012 - lugar foi desativado. Depois postaremos sobre caldos)


O que daria um caldo para você? A noite fria traz aquela inquietação física, olhar a lua traz inquietações à mente e enquanto o dia não termina, a fome exige algo quente. Apaixonados por filmes, o Sem Reservas escolhe dessa vez uma locadora. Todavia, ora pois, vejam só; como baixar um filme é como coçar, as promoções das megastores nos oferecem raridades e também barbaridades a preços acessíveis, manter abertas as locadoras está difícil. O lugar fechou e abriu como um ponto de caldo que funciona de quinta-feira a domingo. Olha o poder de um folheto que encontra a fome como aliada: escolhemos o Ponto de Caldos, no muitas vezes esquecido pela limpeza urbana e descuidado pelos moradores, Amaro Lanari. Semana que vem esticaremos os passos novamente.

A localização não é das mais estratégicas. Ambiente simples e limpo, cadeiras de plástico, atendimento humanizado. Preço básico. Lugar bom para finalizar ou iniciar a noite com um caldo bem preparado. O pedido foi aguardado enquanto na televisão uma série de videoclipes nos distraía. Vaca atolada e canjiquinha. Chegaram quentes, porção individual normal. A canjiquinha pediu um pouco mais de tempero, a vaca estava de acordo, com a mandioca bem preparada, carne macia e temperada, o caldo encorpado na medida, mas acabei por colocar mais tempero porque minha fria noite pedia algo mais forte à língua.

Prato antigo e tradicional, muito popular nas Gerais e outras mesas mais, a vaca atolada e também a canjiquinha recheiam a barriga da história do país há tempos e encontraram aconhego no estômago eclético do Sem Reservas.  Faltou apenas um bom café, isso há de ser resolvido em casa.


Nota Sem Reservas 7,5 -  com louvor

Ponto de Caldos - Lanchonete e Variedades (hã?)
Rua Santa Catarina 439 Amaro Lanari
Coronel Fabriciano
3823 6659

Na próxima terça-feira? Entre algumas ideias, alguns desejos, e também algumas indicações, podemos dizer que “sinto Cheiro de Pimenta no ar, e também de salada a base de cafeína”.....  sem congestão no www.sense-reserva.blogspot.com

19 julho, 2011

Spice Restaurant





Hoje o Sem Reservas saiu em busca de temperos. Em plena terça-feira, é bom quebrar a rotina para espairecer, evitar que a utopia escorra pelos cantos da boca e sair para provar novos pratos. Embora às vezes a novidade está no básico, e o diferente no que se faz igual, mas com qualidade.


O local escolhido dessa vez foi o Spice Restaurant, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.


Tradicional ponto de estabelecimentos gastronômicos. Já foi pizzaria e outros restaurantes. Lembro quando era um restaurante chamado Shirley (quanto tempo...). Há pouco funcionou o Piccola Itália (onde iremos um dia desses).


Ambiente amplo, diversificado e agradável. As cadeiras de bambu com almofadas nos fizeram ficar mais tempo no local. Conforto e boa paisagem. Preferimos o ambiente externo, pela visibilidade do movimento e pela brisa. As mesas amplas de vidro, ou até mesmo as de madeira, acomodam bem seja casal ou grupo de amigos. O atendimento é rápido e cordial. O cardápio além de convidativos sanduíches, uma carta de vinhos, bebidas diversas e porções, conta também com pratos a la carte.


Vamos ao prato escolhido: filé de peixe picadinho, temperado com cheiro verde e empanado, servido com Molho Spice. Acompanhado por coca-cola e suco de laranja. Peixe bem temperado, nada de extraordinário, mas nada há que o desabone. Saboroso, sequinho (sem gordura),  macio (fresco), bem feito mesmo e acompanhado de fritas. Com gotas de limão tudo fica melhor, o prato chegou quente e serviu duas pessoas.


Palavras vão, voltam, dissipam-se juntamente com sonhos, lembranças, risadas e a vontade de comer. A segunda porção da noite foi contra-filé sauté com vegetais e molho teriaky, acompanhado de fritas. Não demorou, chegou quente. Carne macia, saborosa, vegetais frescos e tempero equilibrado.


Mais uma rodada de bebidas e o tempo esvai entre as palavras, as risadas, a fraternidade. O lugar até que estava com um bom movimento para uma terça-feira quase fria. Radares, olhares, Androids e pé no caminho, momento de horizontalizar o corpo, digerir as ideias de uma mente relaxada e dormir, preparados para uma nova jornada.

Atualização 2012: Noite onde o tempo estava preso ao bolso, telefones desligados e palavras afiadas em frases desconcertadas. Onde estão seus olhos agora? Estivemos mais duas vezes no lugar (porção de picanha num dia e buffalo wings no outro). Tudo muito apetitoso, bem temperado e servido a tempo e temperatura adequados.

Acompanhados do que pode existir de melhor, saciamos a fome e renovamos o desejo de novos encontros Sem Reservas.

O lugar abre até na segunda-feira. Ótima opção! Com estacionamento



Nota Sem Reservas: 8,3

Spice Restaurant
Av. Monteiro Lobato
Cidade Nobre
Ipatinga
31 38247074
spicerestaurante@hotmail.com








Você já sabe né? Terça que vem tem outro post pra você degustar... volte sempre, a fome é uma ideia recorrente

12 julho, 2011

Pastel do Japa


Seja da China ou do Japão, do oriente veio esta iguaria que salva o estômago nas intermitências da rotina urbana e permite sempre um gosto diferente (embora velho conhecido) às palavras num bate papo.

Estrutura quase cônica de metal, semelhante a um chapéu daqueles de filmes da guerra do vietnã. Aquecido, com óleo quase cristalino. Fogo. A massa, some na massa, fina. Recheio. Multiplicidade. Fritura. Transformar a superfície, endurecer; transformar o interior, derreter. Noite fria de segunda-feira e o Sem Reservas para no Pastel do Japa, Amaro Lanari, na metrópole Coronel Fabriciano.

O lugar começou na garagem da casa, com mesinhas de plástico, depois passou a montar barraca na feira de quarta-feira (noite) que acontece em uma das praças do bairro. Iniciou serviço de entrega nas proximidades; e agora, após interessante reforma (dividiu parte do quintal) estruturou um ponto de comércio na esquina para migrar o atendimento. Ainda não abriram no novo local, continuam a atender na garagem da casa. Para acompanhar os diversos sabores de Pastel, servem refrigerante, suco (polpa) e picolé.

O Pastel do Japa fica no caminho de nossos corriqueiros passos. Seja na volta da jornada de trabalho, ou no caminhar das palavras de uma noite e até para levar para casa de amigos e combinar com belíssimos cafés, o Pastel nos vale uma refeição noturna.

Dentre os sabores estão os clássicos Carne, Queijo, Frango e Pizza, mas detrás do balcão surgem outras preciosidades como os de Calabresa com Queijo, Banana, Frango com Catupiry, Hot Dog e os Especiais (queijo, presunto, ovo cozido,frango). Vale lembrar que as opções de sabores vêm para nosso deleite aumentando com o tempo, tantas opções, às vezes dificil escolher;

O atendimento é cordial, sempre com um sorriso ao nos receber. Os pastéis são preparados com presteza, e bem rápido chegam à mesa. Só tenha cuidado para não queimar a boca, estão bem quentes. Ótima opção para um lanche rápido em qualquer dia da semana, exceto a terça-feira, folga merecida.


Atualização maio/2012

No início do ano de 2012 o estabelecimento aumentou o número de opções de sabores bem como começou a vender hambúrgueres no quilo 
Nota Sem Reservas: 8,0

Pastel do Japa
Rua Florianópolis
Amaro Lanari - Cel Fabriciano
tel: 3827 5683

Na próxima terça-feira mais um post em sense-reserva.blogspot.com


05 julho, 2011

Café Donuts - Shopping Sete Lagoas




Sem Reservas andando em outros caminhos, a provar novos sabores, e sempre divividindo com você, amigo leitor.

Dessa vez, o local foi o Café Donuts, uma franquia que, como o nome diz, tem como carro principal Café e Donuts; e quão saborosos são ambos. São servidas também opções de salgados e sanduíches, mas isso fica para uma próxima vez, bem como o milkshake e outras bebidas geladas.

Grandes apreciadores de café que somos fizemos três visitas, e em cada uma provamos um tipo de café e alguns donuts; que têm tamanhos e sabores bem sortidos, sendo bem macios e saborosos. Desmancham na boca, de modo tão sublime, que proporciona aquela satisfação tão apreciada pela língua.

Capuccino, Mocka ou Mocha (com o espresso extraido sobre a calda de chocolate, depois leite vaporizado e mais calda de chocolate e raspas), e Capuccino Macadâmia (com raspas de chocolate e syrup macadâmia), sempre com o acréscimo de uma porção de creme extra. São cafés encorpados, bem preparados, com sabor bem definido, tendo cada um a sua particularidade.

Os donuts podemos escolher o tamanho, mini donuts, ou comuns bem maiores (Rings), os recheios variam entre doce de leite, chocolate, morango, entre outros. Podem ter cobertura de chocolate com granulado, ou outros tipos de coberturas como vemos em uma das fotos que ilustram o post.
Local agradável para degustar um café e um bate papo descontráido entre amigos ou com seu par. Visitamos o que fica numa das esquinas dos corredores do Shopping de Sete Lagoas, fora da praça de alimentatação, de sua agitação e barulho. Talvez por isso o clima seja mais intimista, mais propício para apreciar o café, as guloseimas e uma conversa afiada. Atendimento excelente.

O Café está conectado com as novas mídias sociais, faça um visita ao facebook deles e confira fotos do local e da equipe de trabalho.

Nota Sem Reservas: 8,4

A franquia pode ser encontrada em algumas cidades mineiras e em outros locais no país.

Abaixo, os links do twitter, facebook e a localização no foursquare do Café Donuts.
http://twitter.com/#!/cafedonuts7l
http://www.facebook.com/cafedonuts.setelagoas
https://foursquare.com/venue/10538867