30 maio, 2011

Litália - A Casa da Picanha

“Não é mais o mesmo”. Um saudosismo nos faz lembrar cadeiras vermelhas na calçada, o lugar menor, ambiente bacana, um garçom de apelido Baiano e um sorridente e cordial sr. Artur. Porções de fritas e filé à muçarela uma delícia, suco de uva concentrado, refri, filé ao alho e picanha... a língua em êxtase. Entretanto, com a mudança de endereço, mudaram também alguns sabores. O Sem Reservas hoje fala do Litalia, no Cidade Nobre, Ipatinga.

Localização boa, região dos estabelecimentos gastrô, o que dificultaria o estacionamento se o local não possuísse um. A nova casa é melhor, em termos de infraestrutura. Diante de muitos comentários a respeito da queda na qualidade da picanha servida no local, fomos em um dia tranquilo (aniversário do nosso pai) degustar da famosa carne. Atendimento cordial, do tipo que deixa o cliente confortável. O lugar é bem frequentado e recomendado, mas a picanha.... não é mais a mesma.

O garçom traz a peça embalada à mesa, bate nela, diz como é macia, nos pergunta como gostamos de comer e se vai para a cozinha. Chegam os pratos, os acompanhamentos na medida do apetite. Mesa cheia. A tão esperada carne chega, o chiado da chapa faz a boca salivar, quando no prato constatamos:

Dura. Sangrando. Dura. Tostando. Infelizmente, os comentários que ouvimos de alguns conhecidos procede. A pior picanha que comemos ultimamente. Embora escutamos boatos de pessoas que estiveram no local e encontraram uma carne macia. No dia seguinte, fizemos em casa um churrasco de picanha para convencer nosso pai que a culpa não era do boi, mas de quem preparou. No nosso churrasco, maciez e sabor.

Difícil voltarmos lá...

Nota Sem Reservas: 5,9 - A picanha não estava em casa...
Litalia - A Casa da Picanha
Rua D. Pedro II, 174
(31) 3821-4884
Cidade Nobre - Ipatinga

Na próxima semana, apetite renovado em www.sense-reserva.blogspot.com

24 maio, 2011

Relicário - Choperia e Restaurante

Restaurante fechado

Algo me faz lembrar a misteriosa chama da rainha Loana. Eco. Ideias entrelaçadas como pétalas dedilhadas em uma coluna. Verde. Branco. Dourado. Instigante e sublime noite. Mas alguma coisa estava fora da ordem. O Sem Reservas estava pela segunda vez no Relicário, Horto, Ipatinga.

Lugar agradabilíssimo. Boa estrutura, decoração bacana, mesas de madeira, iluminação que evoca um clima aconchegante. A cordialidade do pessoal da casa encanta. O menu com variados sabores de cerveja. Artesanais... tem uma com um cheiro de café.... os apreciadores têm de comparecer. O lugar tem potencial.

Era um quinta-feira, dia com intervenções artísticas. Música ao vivo, uma artista plástica de talento pintando uma tela, e ora e outra alguém se arriscava ao microfone para declamar algumas estrofes. Um DVD com dança contemporânea chamou a atenção. Entre olhares, risadas e palavras, um pedido: Filet Mignon Quatro queijos. No cardápio uma tentação, à mesa uma decepção. O sabor estava confuso, parecia mais um strogonoff ralo. Estávamos em quatro pessoas e foi consenso: devolvemos o pedido e ouvimos que já era o segundo a ser devolvido na semana.

O clima agradável nos fez insistir, pedimos o básico filé com fritas e mais uma rodada de sucos. Risadas, boas palavras. Tropeço. O filé veio duro e um pouco ressecado. Que pena! Sobrou. Da primeira vez que o Sem Reservas foi ao local o filé também não estava tão macio.

Névoa. Palavras. Impossilidades.

O local merece mais uma visita, há outros itens no cardápio.... outros sabores a se experimentar.

Nota Sem Reservas: 6,5

Relicário - Choperia e Restaurante
Av. Castelo Branco, nº 806 - Horto - Ipatinga
3823-7098
www.orelicario.com
na próxima terça-feira tem mais www.sense-reserva.blogspot.com

17 maio, 2011

Trattoria - Pega la Paca





Aperte o play, sente-se conosco e deguste de mais um post Sem Reservas

La la la la culi culi culi culi culi cula llllll

Hoje o Sem Reservas vai de italiana. Depois de acompanhar as crianças na etapa de Ipatinga do X. terra (http://xterrabrazil.blogspot.com/) e retirar a roupa encharcada, fomos almoçar. Domingão de clima instável no Vale do Aço. Começou com chuva e na hora do almoço o sol voltou. E o calor não parou.

A escolha dessa vez foi o restaurante Trattoria {Pega la Paca (como é bom falar esse nome)} no Cidade Nobre, Ipatinga, a partir da indicação de um amigo. Ambiente agradável bem família. Decorado com objetos antigos nas paredes, utensílios de fazenda, cozinha e quadros com fotos de locais da Itália. A música típica italiana nos auto-falantes fez emergir uma deliciosa sensação de degustar e se alimentar dos momentos. Afora o automatismo dos processos de alimentação modernos, destituído da rispidez e pressa do consumo, dos refluxos e das úlceras urbanas, estávamos ali para celebrar a vida, as lembranças e as possibilidades. Esqueça um pouco a industrialização dos processos de alimentação e se permita, por alguns momentos ser humano.

O serviço funciona durante o dia como self-service de massas onde se paga um preço fixo por pessoa, repete-se quantas vezes quiser. À noite (quando voltaremos em busca de la Paca) o serviço é "a la carte". As massas são uma delicia. Experimentamos lasanha, file a parmegiana, nhoque, penne ao molho e queijo, salada arco-íris...  O atendimento é cortês e rápido. As massas bem preparadas, com molhos temperados de acordo. É possível também pedir para que seja preparada uma massa na hora como espaqueti ao alho e óleo ou um penne,  talharim com molho. Não se arrependerá.

As opções de sobremesa do dia eram arroz doce, pudim italiano de leite. E para nosso deleite, deliciosas panquecas feitas na hora com opções de recheio de doce de leite e goiabada cremosa com queijo e cobertura de creme de morango.

O proprietário (Moisés) um senhor de grande simpatia,  veio à nossa mesa conversar, contar casos e compartilhar experiências; e isso se revela ser para ele um hábito, tratar os clientes como visitantes de sua cozinha. Atendimento diferenciado.  Aprovado pelo Sem Reservas.

Nota Sem Reservas: 8,5

Trattoria - Pega la Paca
Av Carlos Chagas 146
Cidade Nobre - Ipatinga
3821 5354


 

Obrigado pela visita, na próxima terça um novo post...

10 maio, 2011

Komilão


Brisa. Após o calor que sapeca, chuva torrencial. Brisa. Numa noite boa para se sair acompanhado. Segunda-feira. muita fome, desejo de morder. Ninguém estava por perto. O Sem Reservas parou no Komilão, Bom Retiro, Ipatinga. O pedido foi um cheese filé bacon e uma pepsi, mas como o lugar é bem frequentado por nós, vamos ruminar as vezes que lá fomos.

As instalações e o ambiente da unidade do bairro Iguaçu parecem ser mais agradáveis. Coberto, mais reservado (longe da intensa movimentação de carros das áreas próximas a centros univeritários) e tem uma entrada bacana. No Bom Retiro, as cadeiras e mesas de plástico estão pela calçada, em área coberta.  Estudantes, transeuntes, casais, pague um extra e acrescente catupiry. O tamanho importa. Uma refeição. Mata e enterra a fome, sem titubear. O preço é bom e o atendimento é rápido e cordial (o sorriso é de graça).

A carne vem em um super pão. O macio e fino bife de filé vem em plural; Se o estômago estiver vazio, o lanche é o encaixe ideal. Existem outras opções de recheio no cardápio (frango, porco) além dos extras (catupiry, cebola caramelizada). Uma boa opção de lanche.

ps: A foto é da unidade do Iguaçu



Nota Sem Reservas: 8,0

Komilão
Bom Retiro - Av Fernando Noronha
Iguaçu - Av. José Júlio Costa, 1545 Ipatinga - MG - (0xx)31 3822-2818

Depois do lanche, assista mais uma vez a Snatch e vá dormir.

A cada semana uma nova dica....

03 maio, 2011

Arábia Restaurante - Tenda Árabe


Noite árabe no Sem Reservas, mas nada de politica, petróleo, revoluções, protestos e conflitos religiosos; sem odaliscas ou dança do ventre. É a gastronomia que nos inspira nessa noite de segunda-feira.

Continuamos nossa saga pelos bons estabelecimentos do Vale do Aço, e nessa noite o escolhido foi o Restaurante Arábia (tenda Árabe), localizado no Bairro Horto, próximo à faculdade Pitágoras.

Chegamos, ambiente bem acomchegante, como de costume já em vários bares e restaurantes de Ipatinga temos a opção do ambiente climatizado e área externa. Dessa vez, noite com  clima ameno, escolhemos as mesas de fora. Pedido feito, escolhemos as entradas, esfirra à Moda e Mediterrânea, que teve que ser trocada pela Bufalina, pois  segundo o proprietário a abobrinha , um dos ingredientes da Mediterrânea, não estava disponível no dia. As esfirras estavam deliciosas e foram acompanhadas pelas bebidas, suco de limão, e uma Pepsi bem gelada; é, pode ser Pepsi.

O prato principal foi Kebab de Picanha + Arroz com Lentilhas + Fritas com Zátar + Doce (Ninho de Nozes) , mais um cupom adquirido nos sites de compras coletivas; afinal, são oportunidades que não se pode perder, bons descontos em bons locais.

E que delícia o prato principal, a picanha bem temperada e macia, as fritas no ponto certo e o arroz com lentilhas muito bem feito e apetitoso. Atendimento muito bom, nos deixa a vontade e sempre bem amparados.

Nota Sem Reservas: 8,4

Restaurante Arábia
Rua Jequitibá, 487 - Ipatinga - 31 3824-5011

Terça-feira tem outro post, uma nova dica em http://www.sense-reserva.blogspot.com/ 

Atualização 2012
Retornamos ao local em uma noite deliciosa. O Atendimento continua excelente. As dicas do proprietário são de encantar. Escolhemos o Kibe assado recheado de carne, e para acompanhar uma saborosa coalhada. O kibe poderia ter um pouco mais de tempero, mas ao se adicionar a coalhada... encanta e satisfaz. Alerta para quem não gosta de cebola (ela está na coalhada e no kibe).